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Como fazer um MVP (Minimum Viable Product) de um produto ou de uma feature?

Quando estamos construindo o MVP (Mínimo Produto Viável) do produto, é muito importante que o Product Manager priorize as funcionalidades que atendam, de maneira equilibrada, diferentes aspectos:

  • Viabilidade

  • Valor

  • Usabilidade

  • Encantamento.


Desta forma, é possível ter uma avaliação mais abrangente. Isso porque o MVP não precisa ser puramente "algo que apenas funcione", mas sim um protótipo que possua um conjunto de atributos a fim de ajudar ao time de produto entender, em um espectro mais amplo, a aceitação, aderência e desejo dos usuários quanto ao conceito a ser validado.

Como fazer o Minimum Viable Product

Exemplo Prático: Você é um(a) Product Manager contratado(a) para criação de um MVP (Minimum Viable Product) de um app de logística. O seu objetivo é fazer um aplicativo para fazer com que uma rede de lojas físicas seja um centro de distribuição para as compras feitas via a loja virtual recém lançada da marca fictícia Fashion Company. O seu processo de negócios, previamente mapeado, possui diferentes personas (Ou usuários potenciais) e etapas. As suas personas são: Vendedor, que irá coletar os produtos no estoque ou na gôndola Entregador, que irá levar o produto até o endereço de entrega Gerente, que irá garantir que os KPIs (Key Performance Indicator) estão sendo atendidos


E as etapas do processo são: Etapa 1: Vendedor recebe pedido via e-commerce Etapa 2: Vendedor busca o produto no estoque, embala e deixa na área de entrega Etapa 3: Entregador abastece o caminhão de transporte Etapa 4: Entregador finaliza a entrega Etapa 5: Gerente valida o tempo de entrega e se o pedido foi enviado corretamente

Nesta situação, você como Product Manager precisa entender quais são as funcionalidades básicas ou mínimas que o seu MVP precisa ter para poder validar o cenário de negócios e entender melhor seu cliente. E o que seria "validar o cenário de negócios"? Seria atender 3 aspectos principais: Objetivo 1: Conseguir executar o processo de negócios

Objetivo 2: Conseguir medir o tempo de entrega do produto e a acurácia


Considerando a maneira ERRADA de fazer um MVP, o Product Manager desinformado, com foco apenas na VIABILIDADE, faria desta maneira:

- Um aplicativo web que contivesse a listagem de pedidos vindos do site, bem como os status de Recebido, Despachado e Entregue (COM VIABILIDADE LIMITADA)


- Um aplicativo web acessado por um único usuário compartilhado entre Vendedor, Entregador e Gerente, onde todos veriam a mesma informação, sem controle de perfis. (SEM USABILIDADE).

- Um aplicativo web acessado por um único usuário compartilhado entre Vendedor, Entregador e Gerente, onde todos veriam a mesma informação, sem controle de perfis. (SEM USABILIDADE).

- Um aplicativo sem cor, estilo ou formatação. Com aparência rudimentar e grosseira, onde o usuário tivesse dificuldades em entender a informação mostrada (SEM ENCANDAMENTO). - Um aplicativo que não tivesse a informação de tempo de recebimento até a entrega da encomenda, e que não informasse se todos os produtos do pedido foram entregues corretamente (SEM VALOR). Considerando a maneira CORRETA de fazer um MVP, o Product Manager desinformado, com foco apenas na VIABILIDADE, faria desta maneira: - Um aplicativo web que contivesse a listagem de pedidos vindos do site, e os produtos que fazem parte de cada pedido, bem como os horários e status de Recebido, Despachado e Entregue (COM VIABILIDADE ABRANGENTE).


- Um aplicativo web com controle de usuários, onde cada perfil acessasse os pedidos que estivesse trabalhando, para evitar erros de uso entre as diferentes personas (COM USABILIDADE)

- Um aplicativo organizado com paleta de cores, formatação de fontes e alinhamentos. Com aparência simples mas de bom gosto, onde o usuário encontrasse facilmente as informações necessárias para desempenhar sua função, economizando tempo (COM ENCANTAMENTO). - Um aplicativo que tivesse um relatório via excel exportado ou gráfico, mostrando o tempo que o pedido levou desde seu recebimento até sua entrega, bem como controle a acurácia, cruzando a informação do número do pedido com as solicitações de devolução (COM VALOR).


A mesma lógica serve para criação de um MVP de uma feature, que atenda uma etapa específica de um processo, mas que precisa ser validada.

Espero que a exemplificação acima possa ajudar você a se tornar um Product Manager de alta performance!


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